Anti-fúngicos

Anfotericina B
 
Via de administração: Intravenosa

Indicações: tratamento de micoses sistémicas graves e/ou profundas; tratamento de infecções fúngicas como candidíases disseminadas e aspergilose.

Contra-indicações: Hipersensibilidade

Advertências: Utilizado com precaução em doentes com insuficiência renal e/ou hepática.


Cetoconazol

 
Aplicação tópica
Aplicação sistémica
Posologia
aplicar 2 a 3 vezes/dia, continuando mais 14 após a cura clínica das lesões
Adultos: (Via oral) – 200mg de 24 em 24 horas (tomar com as refeições) durante 14 dias
Crianças: (via oral) – 3mg/Kg/dia
Reacções adversas
irritação dérmica ocasional ou sensibilidade
Náuseas, vómitos e epigastralgias. Erupções cutâneas, prurido e urticária. Disfunção hepática grave. Ginecomastia
Contra-indicações e precauções
hipersensibilidade e disfunção hepática, gravidez
Gravidez e aleitamento; Insuficiente hepático; Monitorizar função hepática

 
Clotrimazol

Indicações: Dermatomicoses.

Reacções adversas: Irritação dérmica ocasional ou sensibilidade.

Contra-indicações e precauções: Hipersensibilidade.

Interacções: Não estão descritas, em aplicação tópica.

Posologia: Aplicar 2 vezes/dia, durante 4 semanas.
 
 
Itraconazol

Indicações: Candidíases da orofaringe e vulvovaginais. Infecções devidas a Dermatophytes. Dermatomicoses. Micoses sistémicas.

Reacções adversas: Náuseas, vómitos e diarreia. Erupções cutâneas e prurido. Elevação das enzimas hepáticas. Ginecomastia e impotência (possível).

Contra-indicações e precauções: Gravidez e aleitamento. IH. Neuropatia periférica. IR. Não é recomendada a sua administração a crianças e idosos.

Interacções: Os antiácidos, antagonistas H2, inibidores da bomba de protões e sucralfato bem como a didanosina reduzem significativamente a absorção do itraconazol. O itraconazol potencia o efeito anticoagulante da varfarina e de outros cumarínicos bem como os efeitos de muitos outros fármacos que são metabolizados pelo CYP3A4, com potencial desenvolvimento de toxicidade. São, neste contexto, clinicamente relevantes as interacções com: alprazolam, midazolam e triazolam; digoxina; sulfonilureias (com risco importante de ocorrência de hipoglicemia); estatinas, nomeadamente a lovastatina e sinvastatina; felodipina; ciclosporina e tacrolímus. O itraconazol, também por inibição do seu metabolismo, aumenta significativamente as concentrações plasmáticas da terfenadina e do astemizol, com risco de prolongar o intervalo QT e de causar arritmias graves. A co-administração do itraconazol com os inibidores da protease, indinavir ou ritonavir, afecta as concentrações plasmáticas de ambos os fármacos.

A carbamazepina, fenitoína e fenobarbital, e a rifampicina e isoniazida induzem o metabolismo do itraconazol podendo comprometer a sua eficácia terapêutica.

Posologia: [Adultos] - Via oral: 100 mg/dia; 200 mg de 12 em 12 horas, durante 1 dia no tratamento da candidíase vulvovaginal (a solução oral apresenta uma biodisponibilidade superior à das cápsulas).
 
 
Fluconazol

Indicações: Candidíases vaginais agudas ou recorrentes. Candidíases mucocutâneas resistentes. Candidíases sistémicas. Infecções criptocócicas, incluindo a meningite. Profilaxia e tratamento das infecções fúngicas nos doentes imunodeprimidos.

Reacções adversas: Náuseas, epigastralgias, flatulência e diarreia. As erupções cutâneas e alteração das enzimas hepáticas são raras.

Contra-indicações e precauções: Gravidez e aleitamento. Disfunção hepática. Reduzir a posologia em doentes com IR.

Interacções: O fluconazol potencia o efeito anticoagulante da varfarina e de outros cumarínicos bem como os efeitos da fenitoína. O fluconazol aumenta significativamente as concentrações plasmáticas da terfenadina e do astemizol, com risco de prolongar o intervalo QT e de causar arritmias graves.

Posologia: [Adultos] - Via oral: Dose inicial: 400 mg, seguida de 200 mg de 24 em 24 horas nas infecções sistémicas; 50 mg/dia, durante 2 a 4 semanas nas infecções da pele; 150 mg em dose única nas candidíases vaginais.

Via IV: Dose inicial: 400 mg, seguida de 200 mg ou 400 mg de 24 em 24 horas, nas infecções sistémicas graves.

[Crianças] - Via oral e IV: Dose inicial: 6 mg/kg, seguida de 3 mg/kg, 1 vez/dia durante pelo menos 2 semanas (doses até 12 mg/Kg/dia podem ser usadas na candidíase esofágica); 6 a 12 mg/kg/dia em toma única no tratamento da candidíase sistémica.
 
 
Miconazol
 
Indicações: Dermatomicoses.

Reacções adversas: Desconhecidas.

Contra-indicações e precauções: Hipersensibilidade; não recomendado no 1º mês de vida; evitar o contacto com os olhos.

Interacções: Não estão descritas, em aplicação tópica.

Posologia: Aplicar 1 a 2 vezes/dia, durante 3 a 4 semanas.
 

Terbinafina
 
Indicações: Infecções das unhas devidas a Dermatophytes e onicomicoses, quando se justificar terapêutica oral.
 
Reacções adversas: Náuseas, vómitos, epigastralgias e diarreia. Erupções cutâneas e urticária, ocasionalmente com artralgias ou mialgias. Fotossensibilidade. Síndrome de Stevens-Johnson. Disfunção hepática - icterícia, colestase e hepatite, descritas muito raramente.

Contra-indicações e precauções: Gravidez e aleitamento. IH. IR. Não é recomendada a sua administração a crianças.

Interacções: A cimetidina inibe o metabolismo da terbinafina. A rifampicina reduz as concentrações plasmáticas da terbinafina, podendo comprometer a sua eficácia terapêutica.

Posologia: [Adultos] - Via oral: 250 mg/dia durante 2 a 6 semanas na tinea pedis; 2 a 4 semanas na tinea cruris; 4 semanas na tinea corporis; 6 semanas a 3 meses nas infecções das unhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário