Infecão Fúngica Sistémica



ASPERGILOSE


Etiologia

A espécies de Aspergillus, inclui Aspergillus flavus, A. níger e A. fumigatus, sendo esta  ultima  a espécie mais patogenia, é capaz de crescer a temperatura de 55ºC. A inalação dos esporos e a sua passagem para os alvéolos pulmonares e a sua posterior germinação, causando infecções na pele, nos olhos, nos ouvidos, coração e em outros órgãos.

Podem afectar indivíduos de ambos os sexos, independentemente das suas idades ou raças.

Estes fungos estão amplamente distribuídos na natureza. Eles crescem na vegetação em deterioração em todo o meio ambiente terrestre do globo.
 

Sinais e sintomas

Normalmente, esta doença  é assintomáticos, sendo evidenciado casualmente por uma radiografia. Todavia pode levar a repetidos acessos de tosse com sangue e a uma hemorragia grave. A infecção que acomete os tecidos mais profundos pode resultar em uma doença grave, onde estão presentes os seguintes sintomas: febre, delírio, calafrios, coágulos sanguíneos, encurtamento da respiração e perda de peso.

Diagnóstico e tratamento


O relato dos sintomas e o exame físico podem levar a suspeita dessa doença. A confirmação é feita por meio da observação da expectoração ao microscópio, porém a cultura também pode ser necessária. Utiliza-se também a sorologia para detecção de anticorpos específicos contra esse agente.
O aspergiloma pode ser removido cirurgicamente. O tratamento medicamentoso é realizado com o fármaco antifúngico anfotericina B, ou com derivados de azol, como por exemplo, itraconazol, sendo este último utilizado em infecções profundas.

Sem comentários:

Enviar um comentário