Infecão Fúngica Sistémica


BLASTOMICOSE

Etiologia

 

A blastomicose é uma infeção causada pelo fungo Blastomyces dermatitidis. É uma micose sistémica que prevalece nos EUA, embora hoje se conheçam casos descritos também na África, na América Central, Canadá e Europa.

É um fungo que habita especialmente nos solos que se encontram perto dos rios, lagos e pântanos.

A contaminação faz-se por inalação dos esporos, desse modo a doença inicia-se com uma infeção respiratória, que pode variar entre a forma assintomática, aguda ou crónica. A doença pode disseminar e atingir os ossos, os sistema nervoso central, entre outros órgãos.

As lesões cutâneas localizam-se frequentemente no rosto, nos braços, nas pernas e no pescoço.


Imagens

Modo de contágio da blastomicose

Sinais e sintomas

A blastomicose pulmonar começa gradualmente com uma febre, calafrios e sudorese profusa. O indivíduo pode apresentar tosse produtiva ou não, dor torácica e dificuldade respiratória. Apesar da infecção pulmonar normalmente piorar lentamente, algumas vezes ela melhora sem tratamento. A forma disseminada de blastomicose pode afetar muitas áreas do corpo.

Uma infecção cutânea pode iniciar como pequenas proeminências (pápulas) que podem conter pus (papulopústulas). Os ossos podem apresentar tumefações dolorosas.

 

Diagnóstico e tratamento

O médico pode estabelecer o diagnóstico através do exame microscópico de uma amostra de escarro ou de tecido infectado (p.ex., pele). Quando são observados fungos, pode ser realizada uma cultura da amostra e o exame laboratorial para confirmar o diagnóstico.O diagnóstico micológico compreende os exames directos e cultural dos produtos biológicos humanos.
 
A blastomicose pode ser tratada com anfotericina B intravenosa ou com o itraconazol oral. Com o tratamento, o indivíduo começa a sentir se melhor em 1 semana e o fungo desaparece rapidamente. Sem tratamento, a infecção piora lentamente e leva à morte.
 

Controlo

Visto este fungo se encontram perto dos rios, lagos e pântanos, uma das maneiras de o prevenir é não frequentar estas zonas.

Sem comentários:

Enviar um comentário