candidiase


CANDIDÍASE



Etiologia

      A candidíase (candidose, monilíase) é uma infecção causada por diversas variedades de Candida, sendo a mais comum a Candida albicans.
     A infecção das membranas mucosas, como ocorre na boca ou na vagina, é frequente entre os indivíduos com um sistema imunológico normal. Contudo, estas afecções são mais frequentes ou persistentes em diabéticos ou doentes de SIDA e nas mulheres grávidas.
      As pessoas cujo sistema imunitário é deficiente costumam desenvolver uma candidíase que se estende por todo o corpo
 
Imagens

Candidíase na mucosa bucal
 

Sinais e sintomas

      Os sintomas de candidíase variam em função do tecido afectado. Por exemplo, a infecção da boca (aftas) provoca o aparecimento de placas cremosas, que são de cor branca e causam dor. Quando se localizam no esófago, há dificuldade em engolir e comer. Se as válvulas do coração se encontram afectadas, pode surgir febre, sopro cardíaco e aumento do baço. Uma infecção da retina pode provocar cegueira.

Diagnóstico e tratamento
   
     Quando se desenvolve candidíase na boca ou na vagina, é possível aplicar medicamentos antimicóticos directamente sobre a área ou então administrar fluconazol por via oral. A candidíase que se propagou por todo o corpo é uma doença grave, progressiva e potencialmente mortal que costuma ser tratada com anfotericina B endovenosa, apesar de o fluconazol se revelar eficaz em algumas pessoas.

Certas doenças, como a diabetes, podem agravar a candidíase e devem ser controladas para ajudar a erradicar a infecção.


1 comentário:

  1. Informações bem claras no seu post. A candidíase é um mal que atinge muitas pessoas e o tratamento é relativamente simples. Em nosso site levamos informação às pessoas de modo a conseguir ajuda-las. Passe por lá e diga nos o que achou.

    ResponderEliminar