Infecão Fúngica Sistémica

 
COCCIDIOIDOMICOSE
 
Etiologia

 

É uma micose sistémica causada pelo fungo Coccidioides immitis, que predomina em solos alcalinos e em regiões muito quentes e moderadamente no Inverno.

Normalmente o Homem contrai a doença por inalação que posteriormente afecta outros órgãos e sistemas.



Os agricultores e outras pessoas que trabalham a terra estão mais expostos a inalar esporos e a ficar infectados. Aqueles que se infectam durante uma viagem não apresentarão, porventura, os sintomas da doença senão depois de terem deixado a zona.

 
Imagens

Modo de contágio do fungo Coccidioides immitis

Sinais e sintomas

Os doentes que manifestem uma forma aguda primária, geralmente não apresentam sintomatologia, embora 40% dos doentes apresentem infeçoes pulmonares, que curam em 2 ou 3 semanas sem deixar sequelas. Os sintomas vão desde a febre, dor no peito e arrepios.

A forma progressiva da doença, é rara, mas pode desenvolver-se ao longo de semanas, meses ou mesmo anos, depois de verificada a infecção aguda primária ou depois de se ter vivido numa zona onde a mesma é frequente. A disseminação hematogénea pode da origem a lesões cutâneas, ósseas ou meníngeas.

Os sintomas compreendem febre ligeira, perda de apetite, perda de peso e diminuição da força. A infecção pulmonar pode piorar, causando uma maior dificuldade em respirar.

 

Diagnóstico e tratamento

O médico pode suspeitar de coccidioidomicose quando um indivíduo habita ou que viajou recentemente para uma área infectada apresenta esses sintomas. São recolhidas amostras de escarro ou de pus do indivíduo infectado e as mesmas são enviadas a um laboratório para análise. Também os exames ao sangue podem revelar a presença de anticorpos contra o fungo.

A forma aguda de coccidioidomicose geralmente desaparece sem tratamento e a recuperação normalmente é completa. Conduto, os indivíduos com a forma progressiva são tratadas com anfotericina B intravenosa ou com fluconazol oral. Alternativamente, o médico pode tratar a infecção com itraconazol ou cetoconazol.

Sem comentários:

Enviar um comentário