Infecão Fúngica Sistémica


 
HISTOPLASMOSE


Etiologia

 

A histoplasmose humana compreende a histoplasmose clássica, ou doença de Darling, causada por Histoplasma capsulatum var. capsulatum, e a infeçao devida Histoplasma capsulatum var. duboisii, vulgarmente designada por histoplasmose africana.

 

1-      Histoplasma capsulatum var. capsulatum

 

A Histoplasma capsulatum var. capsulatum encontra-se nos climas tropicais do globo, especialmente na América Latina, no Japão, sudeste asiático, onde inclui Índia, Tailândia, Malásia, Indonésia e Singapura. Na Europa, a maioria dos casos são importados.

Sendo uma saprófita da natureza, com predomínio em solos ricos em guano. A contaminação do Homem é feita pela inalação dos esporos.

A primeira fase da doença caracteriza-se pela presença de lesões pulmonares. Nesta primo-infeçao pulmonar, normalmente assintomática, as lesões acabam por calcificar. O fungo pode difundir-se por via hematogénea e dar origem a histoplasmose generalizada, que se traduz por lesão pulmonar grave, lesões digestivas e ulcerações da mucosa bucal, da laringe e faringe.            A ausência de tratamento em idosos e indivíduos imunodeprimidos  pode ser fatal.

 

2-      Histoplasma capsulatum var. duboisii

 

 A H. capsulatum var.duboisii ocorre na África Equatorial, entre os paralelos +20º e -20º, onde a infeção é endémica. Daí ter a designação de histoplasmose africana.
 
O seu habitat natural e a sua porta de entrada para o ser humano é desconhecido. Normalmente a infeção é localizada, podendo se apresentar sobre a forma cutânea, óssea e ganglionar. A sua disseminação é rara.
 




Sinais e sintomas


Geralmente, os infectados não apresentam nenhum sintoma. Contudo, quando existem, podem adoptar diversas formas: a forma aguda primária, a progressiva disseminada e a crónica cavitária.

Na forma aguda primária, os sintomas costumam aparecer no 3º a 21º dias depois de uma pessoa inalar os esporos do fungo. Os sintomas vai desde o mal-estar a ter febre e tosse. Eles desaparecem habitualmente sem tratamento em duas semanas e poucas vezes duram mais de seis semanas. Esta forma de histoplasmose raramente se revela mortal.

A forma progressiva disseminada normalmente não afecta os adultos saudáveis. Em geral ocorre em crianças e pessoas cujo sistema imunitário é deficiente (como os que sofrem de SIDA). Os sintomas podem aparecer muito lentamente, ou então de forma extremamente rápida. O fígado, o baço e os gânglios linfáticos podem aumentar de tamanho. Com menos frequência, a infecção produz úlceras na boca e nos intestinos. Em casos raros, as glândulas supra-renais são afectadas, causando a doença de Addison. Sem tratamento, a histoplasmose progressiva disseminada é mortal em 90 % dos casos. Mesmo recebendo tratamento, os doentes de SIDA podem morrer rapidamente em virtude desta infecção.

 
A forma crónica cavitária é uma afecção pulmonar que se desenvolve progressivamente ao longo de várias semanas, causando tosse e uma dificuldade cada vez maior em respirar. Os sintomas compreendem perda de peso, sensação de doença (mal-estar geral) e febre ligeira. A maioria dos doentes recupera sem tratamento em dois a seis meses. Contudo, as dificuldades respiratórias podem piorar gradualmente e alguns doentes podem expectorar sangue, por vezes em grandes quantidades. A lesão pulmonar ou a invasão bacteriana dos pulmões pode finalmente causar a morte.
 
Diagnóstico e tratamento


Para estabelecer o diagnóstico, o médico obtém amostras da expectoração, dos gânglios linfáticos, da medula óssea, do fígado, das úlceras da boca, da urina ou do sangue do doente. As amostras são enviadas a um laboratório para cultura e análise.

Na histoplasmose aguda raramente necessitam de tratamento farmacológico. Contudo, as que manifestam a forma progressiva disseminada costumam responder bem ao tratamento com anfotericina B, administrada de forma endovenosa ou com itraconazol por via oral. Na forma crónica cavitária, o itraconazol ou a anfotericina B podem eliminar o fungo, ainda que a destruição causada pela infecção deixe tecido cicatricial.

Sem comentários:

Enviar um comentário