Infecão Fúngica Subcutânea



Micetoma Eumicótico 
 

Etiologia

Os micetomas eumicoticos ocorrem maioritariamente nos trópicos. Um micetoma é definido como um processo infeccioso localizado, crónico e granulomatoso envolvendo os tecidos cutâneos e subcutâneos. É caracterizado pela formação  de múltiplos granulomas e abcessos que contêm grandes agregados de hifas fúngicas. Estas hifas contem células que têm modificações marcadas de estrutura interna e externa, variando de novas duplicações da parede celular à formação de uma matriz extracelular cimentiforme dura. Os abcessos drenam-se externamente através da pele. O processo pode ser bastante extenso e deformante. Os agentes etiológicos do micetoma eumicotico abrangem uma ampla variedade de fungos.


Imagens

 
Micetoma eumicotico na perna


Sinais e sintomas

Os pacientes com micetoma eumicotico normalmente apresentam uma infecção de longa duração. A lesão inicial parece um nódulo subcutâneo pequeno e indolor que aumenta de tamanho lentamente. Durante o aumento do nódulo também aumenta a área afectada devido à inflamação. Com o passar do tempo os tratos sinusais aparecem sobre a superfície da pele e drenam um líquido serossanguineo. A infecção vai rompendo os tecidos e destrói localmente o músculo e osso.
 

Diagnóstico e tratamento

O principal aspecto para o diagnóstico do micotoma eumicotico é o aparecimento de grãos ou grânulos. Estes podem ser visíveis na drenagem dos tratos sinusais ou podem ser expressos numa lâmina de vidro ou então ainda por biopsia.

O tratamento do micetoma eumicotico é, geralmente, sem sucesso. Resposta dos vários agentes etiológicos à anfotericina B, terbinafina, cetoconazol ou itraconazol é variável e, muitas vezes, fraca, ainda que possa diminuir a infecção. A excisão local é geralmente ineficaz ou impossível, sendo a amputação o único tratamento definitivo. Como geralmente estas infecções são lentas podem ser reduzidas também por terapia anti-fúngica específica. A decisão de amputar deve ter em consideração a rapidez da progressão, a sintomatologia, a disponibilidade da prótese adequada e as circunstâncias individuais do paciente. Por todas estas razões é imperativo diferenciar o micetoma eumicotico do actinomicotico. A terapia médica geralmente resolve os casos de micetoma actinomicotico.

Sem comentários:

Enviar um comentário