Pitiríases

Pitiríases

Pitiríase é uma enfermidade cutânea que se caracteriza pelo aparecimento de manchas brancas, amarelas, acastanhadas ou róseas. Existem três tipos de pitíriase:

Pitiríase Versicolor


Etiologia


            Pitiriase versicolor é uma infecção superficial da pele provocada pela levedura lipodependente Malassezia furfur, dos fungos Pityrosporum orbiculare ePityrosporum ovale. A presença dessas leveduras é extremamente comum na pele de todos os seres humanos, de forma especial nas áreas mais gordurosas do corpo, como tronco, braços, face, pescoço e couro cabeludo. São fatores de rico para o aparecimento das lesões o calor, umidade, pele oleosa e sudorese abundante.
            A doença afeta indistintamente homens e mulheres de várias idades e sua principal característica é a mudança na pigmentação da pele.

            Esta infecção também é conhecida pelos nomes tínea ou tinha versicolor, pano branco e micose de praia.

            Nos indivíduos que possuem uma pele naturalmente escura podem perceber-se com facilidade as manchas pálidas. Os indivíduos que possuem uma pele naturalmente clara podem apresentar manchas escuras.

            Frequentemente, as manchas localizam-se sobre o tronco ou sobre as costas e podem descamar discretamente. Com o passar do tempo, as pequenas áreas afetadas podem confluir e formar manchas grandes.

http://4.bp.blogspot.com/_qfyO2prOqn4/TUcn2oyLKlI/AAAAAAAAAi0/ybBvCWka3U8/s1600/Imagem17%255B1%255D.jpg

Ilustração 1 - Exemplo de um estado inicial de Pitiríase Versicolor (manchas claras em pele escura)

http://www.dermatologia.net/novo/base/fotos/pitver_marron.jpg

Ilustração 2 - Exemplo de um estado avançado de infeção Pitiríase Versicolor (manchas escuras em pele clara)

Diagnóstico


            Normalmente o médico diagnostica a pitiríase versicolor pelo seu aspecto. O diagnóstico clinico baseia-se então no aspecto e localização das lesões.

            O exame micológico direto (examinar raspados da área infectada ao microscópio) ajuda a identificar o tipo de fungo e a lâmpada de Wood (luz ultravioleta) permite identificar a extensão e características das lesões micóticas.

            É muito importante estabelecer o diagnóstico diferencial com a pitiríase rósea, a dermatite atópica e seborreica para orientar o tratamento.

Tratamento


            Como a pitiriase versicolor é uma infecção fúngica superficial, costuma responder bem ao uso tópico de loções à base de sulfeto de selênio nas áreas atingidas num período que varia entre sete e 14 dias. A aplicação deve ser repetida depois semanalmente durante um mês para evitar recidivas.

            Também se mostrou eficaz o uso de champô e sabonetes especiais de sulfeto de selênio a 1%. A espuma destes xampus ou sabonetes é aplicada concentrada sobre as áreas afetadas (inclusive no couro cabeludo) na hora de dormir. O indivíduo deixa o xampu agir durante a noite e lava a zona pela manhã. Este tratamento é usado quando a infecção é diagnosticada num estádio muito inicial.

            Quando o paciente tem dificuldade em manter a adesão a estas formas de tratamento, é possível recorrer a tratamento medicamento por via oral mediante prescrição médica que pode incluir o uso de cetaconazol, o itraconazol ou fluconazol durante uma semana a dez dias.

Saiba que…


F     A pele pode não recuperar a sua pigmentação normal por muitos meses após o desaparecimento da infecção.

F     Esta infecção é erradamente chamada de micose da praia. O fungo que a causa habita naturalmente sobre a pele dos humanos e causa infecção sob determinadas circunstancias. É assim bastante frequente que se deiam recidivas devendo o tratamento ser repetido.


 

            Existem ainda dois outros tipos de Pitiríase que se relacionam com a Pitiríase Versicolor pela semelhança dos tipos de manchas que surgem. Porém estas são de etiologia desconhecida e serão aqui referidas meramente a título de curiosidade.

Pitiríase Rósea

            A Pitiríase rósea é uma doença eruptiva de etiologia desconhecida. Alterações imunes e achados de DNA viral em pacientes acometidos sugerem uma relação da doença com alguma virose, hipótese ainda não confirmada.

            É mais comum nas mulheres do que nos homens, a doença tem cura espontânea em cerca de 2 a 4 meses e apenas raramente pode voltar a aparecer num mesmo paciente. Os pacientes não precisam se afastar das atividades diárias, pois a pitiríase rósea não é considerada contagiosa.

            Inicialmente, surge uma lesão primária, o "medalhão", de forma ovalada, com cerca de 2 a 5 cm de tamanho, que precede por alguns dias o surgimento de uma erupção cutânea.

Pitiríase alba

            A Pitiríase alba é uma doença de causa desconhecida porém muito frequente nas pessoas com história pessoal ou familiar de atopia (asma, bronquite, rinite alérgica, eczema atópico). Também é conhecida como dartro volante.

            As manifestações da doença surgem principalmente após a exposição intensa da pele ao sol. Caracterizam-se por manchas claras, arredondadas, finamente descamativas, de limites imprecisos e muitas vezes com um aspecto pontilhado. Devido às manchas claras, a doença muitas vezes é confundida com a pitiríase versicolor. As localizações mais frequentes são a face, tronco e membros superiores.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário