Infecão Fúngica Subcutânea


Cromoblastomicose


Etiologia

      Também conhecida como Cromomicose, é provocada, geralmente, por fungos pigmentados (demaciáceos) dos géneros Fonsecaea, Cladosporium, Exophiala, Cladophialophora, Pialophora. Este tipo de infecção é mais comum nos trópicos, onde o calor e o ambiente húmido associado a falta de calçado e vestuário apropriado predispõem as pessoas à inoculação directa do solo infectado.

 

Imagens
 
Cromoblasto num pé humano 



Sinais e sintomas

      Uma infecção fúngica crónica, envolvendo pele e subcutâneos, caracterizada pelo desenvolvimento de nódulos ou de placas verrugosas de crescimento lento. A maioria das infecções ocorre em homens e envolvem os braços e pernas. No entanto, existem outros locais menos frequentes de aparição de nódulos como ombros, pescoço, tronco, nádegas, face e orelhas.

 

Diagnóstico e tratamento

Os característicos nódulos e placas verrugosas permitem ao médico suspeitar de que uma pessoa sofre de cromomicose.

O diagnóstico é confirmado quando são encontradas células muriformes acastanhadas, numa precessão mais superficial, e quando os fungos causais estão presentes, numa precessão mais detalhada. O diagnóstico poderá ser mais demorado, pois ainda não existe nenhum teste serológico para esta doença.

·                     Tratamento farmacológico

O tratamento com terapia antifúngica específica é, muitas vezes, ineficaz, devido ao estágio avançado da infecção no momento do diagnóstico. O itraconazol e a terbinafina são muitas vezes associados a flucitosina para um tratamento mais eficaz.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário