Tínea


Tínea Nigra


Etiologia


            Trata-se de uma infecção fúngica superficial da pele caracterizada por aparecimento de máculas de cor marrom a preta, cujo agente etiológico é Phaeoannellomyces werneckii, que anteriormente era chamado de Exophiala werneckii: um fungo saprófita comum Acredita-se que se encontra no solo, húmus e madeira em regiões húmidas tropicais e sub-tropicais pois trata-se de um fungo que se desenvolve em altas temperaturas.

            A infecção é de distribuição mundial, mas é mais comum em regiões tropicais da América Central e do Sul, África, Sudeste Asiático e na Austrália. Verifica-se maior incidência em indivíduos do sexo feminino. É assintomática e pouco frequente.

http://www.mycology.adelaide.edu.au/images/hort3.gif

Ilustração 3 - Exemplo de infecção Tínea Nigra nas palmas das mãos

Diagnóstico


            Esta infecção manifesta-se pelo aparecimento de lesões em forma de mácula, de coloração negra ou marrom, geralmente na planta das mãos e plantas dos pés. Estas lesões são não descamativas e de bordos bem definidos tendo um aspecto arredondado.

            Uma vez que esta infecção fúngica acomete o extrato córneo da pele (o mais externo), o diagnóstico confirmatório é feito coletando-se o material cutâneo por meio de um raspado, colocado em cultura e posteriormente analisado ao microscópio no qual é possível observar as hifas de coloração acastanhada, curtas, septadas e ramificadas de forma irregular, além de elementos em brotamento – características da cultura deste fungo.

Tratamento


            O tratamento é realizado pelo uso de substâncias ceratolíticas ou antifúngicss tópicas, com a pomada de Whitfield, o tiobendazol a 10%, o miconazol, o clotrimazol, o isoconazol, e outros, com ótimos resultados, o que torna a doença de ótimo prognóstico não havendo tendência ao aparecimento de recidivas a não ser em novas exposições.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário