Piedras


Piedras


Piedra é termo espanhol que designa infecções da haste do pêlo, caracterizadas pela presença de incrustrações nodulares de cor preta (piedra negra), ou branco-acinzentada (piedra branca), causadas, respectivamente, pelo ascomiceto Piedraia hortai e pela levedura Trichosporon beigelii. A disseminação da micose faz-se através da liberação de artroconídios, que resultam de reprodução assexuada.


Piedra Branca


Etiologia


                Esta infeção é causada pelo agente patológico Trichosporon beigelii, uma levedura. É mais frequente na Europa, Oriente e EUA. È uma infecção fúngica mais predominante em jovens adultos mas igualmente incidente nos dois sexos.

Diagnóstico


                Trata-se de uma infecção assintomática que se manifesta apenas pelos seus sinais: aparecimento de formações nodulares de um tom branco acizentado na haste do cabelo, pelo púbico, da regiõe axilar, da região perianal, da barba e bigode. Os nódulos são facilmente destacáveis do pêlo. Raramente podem ser acompanhados de lesões eritematosas da pele que, especialmente nas regiões inguinais e perineais, podem provocar prurido.

                Confirma-se que se trata desta infeção se numa visualização ao microscópio se verificar presença de hifas hialinas, artroconídios e poucos blastoconídeos.

Tratamento


O tratamento passa primeiro pelo corte dos cabelos ou pêlos da região infectada. Deve-se fazer uma lavagem com solução de bicloreto de mercúrio a 1:2.500 ou usar creme de clotrimazol duas vezes ao dia.

http://www.scielo.br/img/revistas/abd/v81n2/a7fig04.jpg

Ilustração 4 - Aspecto dos nódulos de coloração branca-acizentada em cabelo, característicos de Piedra Branca




Piedra Negra

Etiologia

            Esta infecção é causada pelo fungo Piedrai hortai. Observada em regiões tropicais e subtropicais da América do Sul sendo endêmica na Amazônia. Ataca somente os cabelos apresentando nódulos visíveis ou não a olho nu.

            A infecção inicia-se pela implantação do fungo sob a cutícula da haste dos cabelos, com o crescimento o fungo rompe a bainha do cabelo desenvolvendo-se ou seu redor formando um nódulo.




Diagnóstico


             A Piedra negra é normalmente diagnosticada pela presença de nódulos de coloração escura endurecidos, muito resistentes e aderentes. Estes nódulos, ao contrário do que acontece na Piedra branca, surgem apenas no cabelo. Os nódulos podem ser únicos ou múltiplos num cabelo. Para além disto a infecção transcorre assimtomaticamente.
            Confirma-se o diagnóstico quando numa visualização ao microscópio do nódulo se distinguem artroconídeos de coloração acastanhado e ascos.


Tratamento
            O tratamento previsto para Piedra negra é semelhante ao da Piedra branca. Isto é, deve-se fazer a remoção máxima do pêlo infectado, seguida em algumas ocasiões de medidas profiláticas de higiene e utilização de compostos com potencial anti-fúngico tais como: Formalina a 2%; derivados imidazólicos duas vezes ao dia por um período aproximadamente de 15 dias.

            O Itraconazol apresenta-se como uma nova opção terapêutica.


Ilustração 5 - Nódulo escurecido e endurecido num cabelo, característico da Piedra Negra

4 comentários: